17 janeiro 2016

Star Wars | Marcas da Guerra


É muito difícil falar sobre um livro tão marcante, ao mesmo tempo que é tão fácil! Marcas da Guerra foi o primeiro (de muitos <3) livro que li do universo expandido de Star Wars, e não havia livro melhor para começar. Comecei a leitura sem muitas expectativas, queria pistas sobre o novo filme e em uma tarde no telhado da minha residência em AKIVA, comecei a ler...
Em Marcas da Guerra conhecemos o planeta Akiva por várias perspectivas, onde cada qual vão se interligando com o passar da história. Norra Wexley é uma antiga piloto da Aliança Rebelde, onde participou da Guerra de Endor alguns meses atrás. Nos capítulos que acompanhamos Norra vemos a dura luta para reencontrar o seu filho, no qual ela havia abandonado para se juntar a uma causa maior e para tentar encontrar o seu marido. Logo vemos uma mulher forte, enfrentando tudo e todos para encontrar o seu filho,Temmin. E, em contra partida, conhecemos uma Norra frágil e sensível. Temmin é um garoto cuja única opção era crescer precocemente para conseguir sobreviver. Ele é dono de uma loja de sucatas, onde constrói coisas úteis e inúteis, como o Sr. Ossudo, um robô de combate que tem uma participação muito carismática no livro (como não se apaixonar...).
Então vamos acompanhando a vida desses dois personagens tão importantes para a história. 
Em outros pontos de vistas, vamos conhecer e acompanhar a belíssima caçadora de recompensas Jas Emari, onde suas habilidades são testadas e seu caráter posto à prova, mas terá caráter uma caçadora de recompensas? 
O antigo agente imperial Sinjir também é um dos personagens que acompanhamos, ele quer a todo custo sair do planeta Akiva e se ver livre de tudo que esteja relacionado ao império, mas claro, não será tão fácil se livrar deles. Esses quatro personagens vão seguir em uma aventura cheia de ação, dúvidas e armadilhas pelo planeta Akiva, onde o Império ainda tem grande controle sobre os habitantes. Será que eles vão conseguir sair dessa com vida?

"Já tentou pegar uma mariposa? Fazer uma concha com as mãos, correr atrás dela e pegá-la? Mariposa branca, marrom, de qualquer tipo? Não é possível. Elas sempre escapam. Em espasmos, para cima e para baixo, de um lado para o outro. Como uma marionete dançando sob o controle de cabos de alguém. Isso sou eu. Isso é essa nave."

Em Marcas da Guerra encontramos um Império abalado, cuja única preocupação é não perder o seu poder de direito. Também encontramos uma Nova República (antiga Aliança Rebelde), com sede de justiça e desejo de dominar toda a galáxia. Em meio a toda essa trama, criamos uma simpatia por todos os personagens, passamos a admirá-los e querer continuar a ler, ler e ler... Os personagens são de uma sensibilidade incrível, onde passamos a amá-los e odiá-los. Quando estava lendo queria mais, não queria que acabasse nunca, mas como tudo que é bom dura pouco, o livro acabou. E o que fazer depois que se termina um livro tão incrível? Se entra em depressão, óbvio! Porém, comigo foi diferente, queria a continuação de Marcas da Guerra para ontem, mas como não seria tão possível, fui assistir o filme... E que filme! 
Para quem leu o livro, encontramos poucas semelhanças (poucas mesmo!), mas o filme é de uma magnitude tão incrível que ter lido todos os livros para a jornada teria valido muito a pena!

"Não estamos enfrentando o Império apenas para nos tornarmos o Império. Não é uma simples tomada de poder, e é isso que quero mostrar à galáxia. Quero que saibam que confiamos neles, como a República sempre confiou. Se vamos pedir a alguém que lute por nós, esse alguém precisa saber pelo que está lutando [...]"

A escrita de Chuck Wendig é bem simplista, conseguimos nos situar na história com muita facilidade. Aftermath é uma trilogia do novo Canône, onde está situado logo após o Episódio VI e que ainda acompanhamos as consequências que a guerra pode e trouxe para a galáxia. 
Depois que terminei essa leitura, tive a certeza que continuarei e lerei todos os livros de Star Wars. Não sou um fã que sabe tuudo sobre a saga, mas gosto bastante dos filmes, e quero adentrar ainda mais nesse universo, e se possível, ter a força comigo. haha. 
Marcas da guerra é um livro bem escrito, e  recomendo para quem nunca leu nada de Star Wars, assim como eu nunca tinha lido, que comece por esse livro, garanto que vocês vão se apaixonar ainda mais pelo universo. 



Marcas da Guerra | Editora Aleph | 408 Páginas

0 comentários:

Postar um comentário