09 novembro 2015

Resenha | O Planeta dos Macacos


A algum tempo completei a leitura desse livro magnifico, porém, ele ficou em meus pensamentos durante dias. Eu precisava escrever sobre ele, eu tinha que escrever. E cá estou.
O Planeta dos Macacos foi escrito por Pierre Boulle em 1963, e desde então é considerado um grande clássico da ficção científica e foi um grande reboliço na época, por se tratar de uma crítica tão explicita. 
No futuro, três astronautas partem em missão para explorar um novo planeta que é bem parecido com a terra, porém, essa viagem mudará totalmente o rumo de suas vidas. Eles viajarão por Anos-Luz, o que quer dizer que o período de tempo que eles passarão no espaço será diferente do tempo que terá passado na terra. Tudo (e todos) que eles conheceram não existirão mais quando voltarem para a terra. 
Logo que pousaram em terra, nesse novo planeta, viram que tudo era diferente (ou eles acreditavam ser). Mas algo terrível é imediatamente descoberto: os homens, em Soror, eram homens bestializados, ao mesmo tempo que os macacos dominavam aquele mundo tão parecido com o nosso.
Ulysses era um dos astronautas que pousaram naquele planeta, capturado e mantido refém pelos macacos ele tenta a todo custo demonstrar que ele pensa, que ele tem uma alma. Mas isso não será tão fácil, principalmente vindo de um animal.

"No planeta Soror, a realidade parecia completamente ao avesso: Estávamos às voltas com habitantes semelhantes a nós do ponto de vista físico, mas que pareciam completamente destituídos de razão. Era de fato esta a significação do olhar que me perturbara em Nova e que encontrei em todos os outros: a falta de reflexão consciente, a ausência de alma." 

Ulysses acaba se apaixonando por uma selvagem, ao mesmo tempo que tenta ser reconhecido pelos seus conhecimentos naquele mundo novo. Após anos tentando se comunicar, ele consegue e é então que tudo se complica. Os macacos falam uma língua diferente. Ele é obrigado a aprender esse idioma para poder se comunicar, quando isso acontece, é dado como uma anomalia, um animal falante. Sua vida muda totalmente, porém isso deve acabar, e logo!
O livro é uma carta deixada dentro de uma garrafa no espaço, onde um casal a encontra e decidem lê-la. Tal carta é narrada em primeira pessoa pelo próprio Ulysses, onde ele vai contar cada instante de sua vida nesse novo planeta. 
Em 1968 foi produzido um filme baseado no livro, onde teve grande participação do autor, porém, ainda assim existem grandes diferenças entre o filme e o livro, o que se destaca bastante é a mudança do nome do personagem principal e o final tão impactante. 
Ambos os finais são chocantes. Diferentes. Para mim, o final não foi tão impressionante quanto eu pensei que fosse (Já desconfiava sobre o desfecho), mas mesmo assim me deixou de queijo caído.


O livro é bem escrito e a história é sensacional. Cada parte desse livro me marcou de uma maneira diferente. A crítica que ele faz para o mundo que hoje vivemos é bem clara. O mundo ruma - a galope - para a própria destruição. 


Pierre Boulle || Editora Aleph || Skoob || 217 Páginas || 2015

1 comentários:

  1. Olá, tudo bem?
    Eu sou louca pra ler esse livro, mas infelizmente ainda não tive a oportunidade :/
    Adorei sua resenha.
    Seja bem vindo ao meu blog

    http://meusdespropositos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir